Cultivando o Saber Fazer

O Projeto Cultivando o Saber Fazer – Horta consiste na produção e comercialização de hortaliças pelos próprios alunos que ingressam nos cursos de graduação da Antonio Meneghetti Faculdade e residem no Recanto Maestro. Na maioria das vezes o primeiro emprego do jovem, que tem a oportunidade de começar o seu desenvolvimento no Espaço de Cultivo, o Cultivando é assistido por profissionais técnicos da área que demonstram como deve ser feito todo o processo agrícola – do plantio até a venda. Dessa forma, incentiva-se o empreendedorismo e a lógica da autossustentabilidade nos participantes.

Para desenvolver as atividades, existe o Espaço de Cultivo, a Horta. No local, acontece a produção de legumes, verduras e chás, totalizando 50 espécies cultivadas, e também a comercialização, aberta ao público. Atualmente, são consumidores das hortaliças pessoas físicas e jurídicas, como moradores, visitantes, restaurantes e hotéis do Recanto Maestro. Também o Espaço é responsável por abastecer o Colibri Ristorante, que funciona junto à Escola de Ciências Gastronômicas e Cultura Alimentar.

Os jovens, além de se desenvolverem como produtores, trabalham habilidades comunicativas interpessoais, aprendem a controlar o caixa, a embalar os produtos e a exercer a capacidade de saber servir, atendendo diretamente o cliente nas suas necessidades. Têm, assim, a possibilidade de se exercitarem de forma já profissional como conhecedores de todo o processo, da produção ao pós-venda.

O trabalho propositadamente manual e artesanal também desenvolve o amor pela terra, o cuidado com o solo, com uso exclusivo de fertilizantes naturais, e a descoberta do alimento como qualidade de vida, com o cultivo de produtos orgânicos que colaboram para um estilo de vida sadio e vencedor.

As flores que embelezam os jardins do Recanto Maestro têm sua origem no Projeto Cultivando o Saber Fazer – Flores, nascido da proposta de ensinar a observar e atentar aos detalhes. O projeto, oportunidade de trabalho para dezenas de jovens, com foco em habilidades técnicas e humanas, contribui com a estética do Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro. Em 2023, foram 31 estagiários de 21 cidades do Rio Grande do Sul os beneficiados.

Conduzido por profissionais técnicos, os estudantes que ingressam no projeto aprendem, diariamente, como funcionam o cultivo, a produção e a colheita de flores, incluindo arbustos e algumas espécies de árvores ornamentais. Uma estufa dá o suporte para o espaço de plantio e desenvolvimento das plantas. A partir do cuidado permanente, os participantes conseguem visualizar o resultado do desenvolvimento das espécies, que acaba refletindo na melhoria de suas próprias ações.

Assim, além da percepção de que o trabalho gera resultado, o Cultivando exige a periodicidade, o cumprimento com os horários e a responsabilidade que os alunos deverão desempenhar em qualquer outro momento de suas vidas.

Ao contribuir com a formação pessoal, o Cultivando o Saber Fazer – Flores é uma ferramenta que estimula o pertencimento. Uma vez que todas as espécies cultivadas na estufa do projeto são utilizadas para embelezar pontos do Recanto Maestro, os estudantes percebem-se como verdadeiramente responsáveis pelo local em que vivem, gerando, assim, um maior cuidado e responsabilidade com o espaço.

Também as 86 espécies de flores do Cultivando já servem como decoração para eventos, bem como pequenos mimos, utilizados pelas empresas locais para ações de relacionamento com clientes. São exemplos as suculentas, muito usadas como lembranças para os convidados corporativos ou visitantes dos espaços do Recanto Maestro.

“Não só o projeto Cultivando, mas também a Fundação Antonio Meneghetti, tem algo muito especial a nos entregar. Além da instituição formar e capacitar ótimos profissionais, os projetos auxiliam na capacitação de pessoas, para que saibam fazer, para que realmente coloquem a mão na massa”.

Vitor Alves Saraiva, Caçapava do Sul-RS

“O projeto de vocês é maravilhoso e os produtos são de excelente qualidade, ficamos encantados com o tamanho e a lindeza dos produtos. Serei sempre cliente fiel e praticamente todos os finais de semana passarei no Cultivando para comprar alguma coisa. Vocês todos e a equipe estão de parabéns pelos produtos e muito também pela qualidade do atendimento, pessoas sempre simpáticas e atenciosas”.

Vagner Cerezer Pozzebon, Santa Maria-RS.

“Espero que o projeto, que ainda está germinando, seja referência em floricultura e jardinagem, sirva para formar empreendedores, líderes, profissionais que façam a diferença no mundo do trabalho e que num futuro próximo o Recanto Maestro seja um grande jardim.”

Marcelo Antonio Rodrigues, Santa Maria - RS

“Quando soube do projeto Cultivando o Saber Fazer da AMF e Fundação Antonio Menegheti fiquei muito feliz!!! E acompanhando o desenvolvimento de cada etapa, e depois os alunos trabalhando, a horta maravilhosa produzindo nao tem como não se tornar super fã deste projeto!! Sou cliente pelo Empório Zoriano e para minha casa. Uma cliente muito bem atendida e feliz!”

Iara SperottoRêstinga Seca - RS

“Esse projeto serviu tanto para impulsionar na escolha da carreira profissional, quanto nas técnicas de trabalho que serviram para a vida. Sem dúvida esse primeiro emprego que a Fundação propõe aos alunos me abrirá várias portas no futuro.”

Yasmim Gaelzer, Ivoti - RS