Orquestra jovem Recanto Maestro

Orquestra Jovem

Recanto Maestro

A Orquestra Jovem Recanto Maestro forma meninos e meninas por meio da arte, da música, da estética e da cultura. Composta por instrumentistas de corda, sopros e percussão, a orquestra ensina a autorresponsabilidade, a disciplina e o domínio de si mesmo através de aulas de música que mesclam técnica e comprometimento com o trabalho individual e do grande grupo.

Gerida pela Associação OntoArte e promovida pela Fundação Antonio Meneghetti, a Orquestra Jovem Recanto Maestro também recebe incentivo financeiro de padrinhos e empresas apoiadoras, que veem na expansão do belo uma oportunidade de vida.

As aulas de naipes são ministradas em pequenos grupos nos núcleos das cidades de Agudo, Faxinal do Soturno, Restinga Sêca, Santa Maria, São João do Polêsine e Silveira Martins. Aos sábados, os alunos integrantes da orquestra infantil e os da orquestra jovem reúnem-se no Recanto Maestro para ensaios do corpo orquestral, possibilitando um maior aprendizado e entrosamento.

Atualmente, são mais de 230 jovens participantes do projeto, de diversas realidades econômicas e sociais, que têm subsidiados desde o transporte e alimentação até as aulas, instrumentos e uniformes. No repertório, além da música clássica, os alunos têm a oportunidade de ensaiar e aprender composições e arranjos desenvolvidos especialmente para o grupo.

Ao resultado cultural e social, soma-se a performance pessoal de cada participante, que ao aprimorar a si mesmo colabora também com o conjunto, em contínuo aperfeiçoamento. Como forma de demonstração da evolução dos alunos, muitos deles futuros musicistas, a Orquestra Jovem é constantemente convidada a se apresentar nos eventos do Recanto Maestro e de outras cidades gaúchas, ao lado de grandes nomes da música de concerto e da música popular brasileira, possibilitando aos alunos o sentido de pertencimento e evolução, por se saberem parte de um grande projeto.

Além de professores engajados na preparação humana e cultural, formados por orquestras jovens referência na América Latina e no mundo, a Orquestra Jovem Recanto Maestro conta na sua regência e composição com o músico multi-instrumentista Vagner Cunha e com o Maestro Antonio Borges-Cunha, expoentes da música brasileira e símbolos de uma geração.

Integra, ainda, o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), por meio de parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte).

“A Orquestra me ajudou a ser uma pessoa muito mais disciplinada, antes eu era uma pessoa muito indisciplinada, sem compromisso com as coisas, mas com a Orquestra eu acabei tendo muito mais compromisso comigo e com os meus colegas e professores”.

Alisson Pedroso, Restinga Sêca-RS

“A Orquestra me ajudou como ser humano e mudou a minha vida também. Quando eu cheguei eu fiz vários amigos e eu gosto de estar aqui com eles porque eu me sinto confortável com a amizade de todos. A Lauren de antes não tinha compromisso, agora a Lauren de hoje em dia tem mais compromisso e é mais disciplinada”.

Lauren Cardoso, Restinga Sêca-RS

“A manifestação artística, o que ela traz em ti, entendeu, nessas pequenas coisas que a gente vê, por exemplo, quando eu estou na orquestra, como eu me sinto lá, me sinto feliz, faço amigos e tudo mais e tudo isso pela arte, entendeu?”

Bárbara Bernardini, Agudo -RS

“Eu não consigo imaginar se não tivesse a música aqui dentro de casa entende, nos facilitou muito essa convivência, tornar essa convivência esse isolamento social mais tranquilo, mais saudável né.”

Emilia Geci Freitas, avó dos alunos Bernardo e Artur -Formigueiro -RS

“Acho que ela me traz tudo, a orquestra já se tornou a minha vida digamos assim e eu acredito que logo vai passar tudo isso né, nos encontraremos novamente na orquestra, na escola, em todos os lugares.”

Alisson Pedroso,Restinga Sêca - RS