Oikos Recanto Maestro

Oikos Recanto Maestro Coleta de Resíduos Secos

Projeto sintonizado com as demandas da sociedade contemporânea, o Oikos Recanto Maestro tem como objetivo conscientizar, orientar e realizar a destinação adequada dos resíduos recicláveis produzidos pelos moradores do distrito. Para isso, investe em ações contínuas de sensibilização, cidadania e valorização dos pequenos atos cotidianos.

A separação de resíduos facilita a reciclagem de materiais, garantindo que boa parte dos recursos utilizados possa ter um reuso, sem necessidade de descarte na natureza. Além disso, a prática promove um maior cuidado e reflexão acerca do consumo individual. A pessoa, ao separar o lixo, tem a possibilidade de refletir e de se conscientizar do quanto é geradora de resíduos e do impacto que seus hábitos diários provocam na própria vida e no meio ambiente.

Por meio da parceria com a Associação Força no Braço, de Restinga Sêca, o Oikos promove diariamente a coleta de resíduos sólidos separados pelas pessoas físicas e jurídicas do Recanto Maestro. O material é coletado internamente e, depois, retirado pela Associação, que se encarrega da separação, venda e reciclagem, gerindo e permanecendo com os recursos financeiros obtidos dessa destinação.

Ainda, por meio de suas parcerias, a comercialização do material torna-se uma forma de dar sustento e dignidade aos trabalhadores que têm, nesse serviço, a sua forma de subsistência. Como forma de valorizar as atividades desenvolvidas, o Oikos Recanto Maestro organiza atividades educacionais e culturais aos trabalhadores da Força no Braço.

Depoimentos

“O projeto Oikos está em constante crescimento, ajudando cada vez mais na conscientização e destinação correta do lixo, a ter menos plásticos e papelão pelo planeta. Recolhemos o lixo de todo o Recanto Maestro e em Vale Vêneto. Por conta do cuidado com o meio ambiente esse ano tivemos a melhoria da coleta de lixo seco nos blocos com os armários, assim cada morador pode fazer a sua reciclagem colocando no respectivo armário mantendo a organização e otimizando o trabalho desenvolvido”.

João Vitor Mazzorani de Souza, Cacequi - RS.

“O Oikos vem cada vez mais inovando na sua maneira de fazer sua coleta e este ano foi colocado o armário nos prédios. Assim, para mim, ficou bem melhor, com um local apropriado para deixar o meu material seco”.

Onildo Henrique Moreira de Freitas, Tupanciretã-RS

“O projeto oikos fez com que eu desse mais importância ao meio ambiente, coisa em que antes não me importava tanto, coisas como jogar resíduos recicláveis no seu devido lugar fazendo assim o bem não só a natureza mas as pessoas que se beneficiam com está ação que parece pequena mais é grandiosa.”

Lucas Davila Seleprim, Pinhal Grande - RS

“...tenho percebido tamanho a importância do projeto Oikos, tanto perante a comunidade quanto aos associados da associação Força no Braço, muita valorização e comprometimento do projeto, que essa parceria continue sempre, pois é de extrema importância! Gratidão e muito obrigado!”

Giordano Londero, Restinga Sêca - RS

"O Projeto Oikos permite que todos repensem seus hábitos de consumo. Num mundo onde as embalagens plásticas estão por todos os lados, optar por sacolas retornáveis e incentivar a reciclagem é um ato corajoso. É um prazer fazer parte desta história e ajudar a construir um futuro mais

sustentável para as novas gerações."

Bianca de França Zasso, Restinga Sêca - RS

sustentável para as novas gerações."

Bianca de França Zasso, Restinga Sêca - RS