Formar para Transformar

Com a proposta de colocar mais mãos, mentes e sonhos em ações em prol do humano, a Fundação Antonio Meneghetti disponibiliza anualmente via edital recursos financeiros para apoiar projetos culturais e educacionais propostos pela sociedade. São escolas, municípios e instituições habilitadas a apresentar suas propostas que vão ao encontro dos pilares da FAM.

São cinco temáticas pré-definidas: Ciência e Tecnologia, Reforma e Revitalização de espaços públicos, Educação Ambiental, Metodologias Inovativas e Incentivo à Leitura. O edital é lançado no início do ano alcança 13 municípios da 4ª Colônia e região. Em 2023, foram 169 projetos inscritos e 45 contemplados.

A seleção é realizada por uma comissão avaliadora, que analisa cuidadosamente objetivos, metodologias e viabilidade dos projetos. Além dos recursos financeiros, o edital prevê acompanhamento dos profissionais envolvidos e avaliação dos resultados obtidos. A equipe da fundação acompanha a execução dos projetos. Também fica à disposição dos proponentes e executores dos projetos, trocando experiências e inspirando as novas ações em prol do desenvolvimento da sociedade.

Projetos Premiados

Das iniciativas apresentadas no Evento Formativo Cultural e Educacional de Projetos, cinco mereceram destaque. Os critérios analisados pela banca foram: engajamento social, envolvimento com a comunidade, número de beneficiados e continuidade em 2024.

1) Desenvolvimento e intervenção de linguagem, EMEF Alfredo Schlesner, Paraíso do Sul

2) Rolê do Autocuidado, EMEF José Rubin Filho, Pinhal Grande

3) Passado e presente construindo uma geração de valor, Centro Cultural Sociedade General Osório,Agudo

4) Aconchego da leitura, EMEI Carmelinda Ignez Cocco Mariani, Pinhal Grande

5) Iniciação à Programação e à Robótica, Colégio Estadual Manoel Ribas,Santa Maria

Além do troféu, cada projeto foi contemplado com uma verba adicional, para a continuidade das ações em 2024.

Projetos Premiados

2) Rolê do Autocuidado, EMEF José Rubin Filho, Pinhal Grande

4) Aconchego da leitura, EMEI Carmelinda Ignez Cocco Mariani, Pinhal Grande

Depoimentos

“Tive meu projeto ‘Resgatando Valores Humanos’ contemplado pelo edital de projetos da FAM. O edital contribui com projetos culturais e educacionais que têm grande alcance na educação de crianças e jovens, promovendo a implementação dos ODS da ONU e a humanização da sociedade e das pessoas”.

Nara Martins, Professora do AEE (Atendimento educacional especializado) e Vice-Diretora no turno da noite na E.E.E.M. Presidente Afonso Pena, Paraíso do Sul-RS

“Me senti imensamente alegre de conhecer toda estrutura da Antonio Meneghetti Faculdade e de como proporcionam realizações de planos e sonhos!”

Cristiane Savian de Oliveira Azambuja, psicóloga na Secretaria de Educação, Formigueiro-RS

“Graças à Deus, quase sem acreditar, fomos escolhidos e iniciamos o desenvolvimento do projeto que cresceu acima das nossas expectativas e hoje é orgulho para nós e para a cidade de Ivorá.”

Eduardo Fernandes Sampaio, Ivorá - RS

“Participar do Projeto, da seleção, nos motivou

e serviu de incentivo para nos reinventarmos

e consequentemente conseguimos superar

os obstáculos da pandemia envolvendo todos

os segmentos da escola em uma proposta

pedagógica viável e significativa.”

Sandra Tereza Tagliapietra Cargnin, Santa Maria - RS

“Graças à Deus, quase sem acreditar, fomos escolhidos e iniciamos

o desenvolvimento do projeto que cresceu acima das nossas expectativas

e hoje é orgulho para nós e para a cidade de Ivorá.”

Eduardo Fernandes Sampaio, Ivorá - RS

“Participar do Projeto, da seleção, nos motivou e serviu de incentivo para nos reinventarmos

e consequentemente conseguimos superar os obstáculos da pandemia envolvendo todos os

segmentos da escola em uma proposta pedagógica viável e significativa.”

Sandra Tereza Tagliapietra Cargnin, Santa Maria - RS

“Eu vi o edital como uma oportunidade de concretizar esse desejo de tornar nossas crianças capaz de sonhar e buscar pelo sucesso, isso foi possível graças ao apoio financeiro e pedagógico da

Fundação Antônio Meneghetti.”

Diane Teresinha de Lima de Morais, Dona Francisca - RS