Preservar para Perpetuar

O legado do Acadêmico Professor Antonio Meneghetti é preservado e cultuado pelo Projeto Preservar para Perpetuar. No Preservar para Perpetuar, promove-se a manutenção dos jardins, dos prédios, das obras de arte e de todas as estruturas físicas legadas pelo professor Antonio Meneghetti à FAM. O Projeto contempla o valor do homem para si, para a sociedade, para a ciência, para a economia, para a arte e para a cultura, conservando locais que resgatam a memória, a paisagem e a arquitetura local.

Lugar de rara beleza natural, o Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro apresenta um estilo urbanístico, paisagístico, arquitetônico e artístico únicos, que segue os ideais estéticos e de valor humano do seu patrono, um verdadeiro suporte para o homem sadio.

Ao longo dos 35 anos do Recanto Maestro, o distrito se ampliou, acrescentando aos pontos de partida novos prédios, equipamentos e estruturas que mantêm a essência da arquitetura e da paisagem locais. Preservar os espaços públicos é também uma forma de preservar o ideal formador do Recanto Maestro.

Frequentado por milhares de pessoas que vêm usufruir do Recanto Maestro como espaço de cultura, estudo e lazer criativo, o distrito precisa estar em constante manutenção a fim de manter todo seu valor estético, histórico e sua funcionalidade. Constantemente são desenvolvidas ações de manutenção e edificação de novos espaços.

O Projeto é responsável pela manutenção das obras de arte do Professor Antonio Meneghetti, com um cuidadoso trabalho de conservação e restauração das obras de arte, quadros e esculturas, tanto integrantes do acervo da Galeria OntoArte quando presentes em outros espaços como a Antonio Meneghetti Faculdade e Fundação Antonio Meneghetti. Contribui, ainda, na manutenção da Galeria OntoArte em São Paulo e do Centro Calipso localizado em Santa Catarina.

A fim de dar o suporte ao Curso Superior de tecnologia em Hotelaria, o Preservar para Perpetuar também reformou e ampliou a estrutura do Hotel Capo Zorial, idealizado pelo Professor Meneghetti e hoje destinado a ser o Hotel escola do Curso.

A Fundação realizou significativas melhorias e reformas ao longo do ano, mantendo o compromisso com a modernização e a sustentabilidade. Por exemplo, a casa vermelha do Recantigno foi totalmente reformada. Embora suas características externas tenham sido preservadas, internamente ela foi modernizada, transformando-se em um belo espaço de refeitório e agora está equipada com uma cozinha completa e banheiros, tornando-se um local essencial para que os funcionários da Fundação realizem suas refeições diárias.

“Sempre digo que restaurar não é fácil, mas, é um trabalho muito importante. Restaurar é um ato de respeito ao trabalho do outro, é ser fiel à obra sempre”.

Esther Teixeira, Restinga Sêca - RS

“Para mim é gratificante com a nossa equipe da Floricultura Abelhinha fazer parte do Projeto Preservar para Perpetuar. Que continua preservando a arquitetura do Recanto, criando novos jardins e fazendo manutenção para manter os jardins e prédios mais bonitos e zelando pelo legado que o Acad. Prof. Antonio Meneghetti deixou”.

Guilherme dos Santos Langbecker, Restinga Sêca - RS

“Restaurar obras de arte é um trabalho que exige determinação, paciência e respeito, falo em respeito pois o restaurador deve entender que tudo o que o artista fez deve ser mantido! O trabalho é resgatar aquilo que se perdeu com o tempo, ou devido algum acidente. Restaurar é respeitar. Exercendo também a profissão de artista e tendo minha produção artística, entendo o quanto esse trabalho é importante, é um privilégio restaurar!”

Sther Teixeira - Restinga Sêca- RS

“Meu nome é Joel Gularte, trabalho no Recanto Maestro há 24 anos, estamos aqui no hotel reconstruindo, lembro dele como uma da primeiras obras do Recanto, e eu fico muito orgulhoso por conseguir participar da reforma dele, isso é muito importante para nós e para o local, deixar o Recanto mais bonito.”

Joel Gularte - Faxinal do Soturno- RS

“Preservar é importante para o Recanto, deixar ele mais bonito tanto na sua parte externa, quanto na parte interna, eu acho muito gratificante trabalhar para que isso aconteça.”

Luiz Toniazo - Restinga Sêca- RS