
A terceira edição da DinoFest, realizada pela Prefeitura Municipal de Agudo, contou com a participação das Bibliotecas Itinerantes da Fundação Antonio Meneghetti (FAM) em atividades educativas realizadas no Volksgarten, no último final de semana.
Através do projeto Despertando a Formação Inteligente por Meio da Leitura, cerca de 100 crianças tiveram a oportunidade de assistir à peça Antes que a terra fuja, que aborda aspectos importantes sobre o convívio social e o cuidado com o meio ambiente. Durante a apresentação, o público presente promete à personagem Terra que a cuidará com carinho, para que ela se convença a ficar e, assim, a plateia também aprenda e reforce pontos sobre a conscientização.
Na terceira edição, a DinoFest embarcou em uma viagem ao período triássico, valorizando a paleontologia e despertando a imaginação de crianças e adultos apaixonados por aqueles que habitaram a Terra há milhões de anos. Na DinoFest, além de brincadeiras com os dinossauros, os presentes puderam participar de escavações de fósseis.
Saiba Mais
O município de Agudo, localizado na Depressão Central Gaúcha, é o local onde foram encontrados fósseis de alguns dos mais antigos dinossauros do mundo, entre eles o Sacisaurus agudoensis; Pampadromaeus barberenai; Macrocollum Itaquii; e Erythovenator jacuiensis. Também, além de dinossauros foram descobertos outros vertebrados fósseis, como o Exaeretodon e o Trucidocynodon que eram cinodontes, isto é, animais com “2 dentes de cão” ou ainda o Rincossauro, réptil herbívoro pertencente à linhagem ancestral dos crocodilos e das aves.









