Integrar

O Projeto Integrar tem como proposta a união de empresas, gestão pública, alunos, professores e comunidade acadêmica para a manutenção e revitalização de espaços públicos que sirvam à comunidade.

Escolas, centros comunitários, jardins e praças têm suas estruturas replanejadas de forma a atender às necessidades de quem os frequenta, proporcionando beleza e qualidade de vida.

Organiza, por meio de equipe de trabalho da Fundação Antonio Meneghetti, alunos da Faculdade Antonio Meneghetti, e os agentes envolvidos na sociedade a fim de revitalizar um espaço comum. Assim, a ação só acontece se houver um trabalho conjunto entre os beneficiados, com divisão de tarefas e responsabilidades. O resultado da revitalização fica na própria comunidade, portanto, é necessário que os beneficiados organizem a manutenção do espaço, assim, valorizando seu esforço e seu mérito perante a funcionalidade e qualidade do espaço.

Integrar

Revitalização de espaços comuns

A grande proposta do projeto é realizar junto a comunidade a revitalização de um espaço, para o uso comum, deixando o ambiente com maior beleza e funcionalidade. Para isso organizar as ações a serem realizadas em prol do resultado final. No ano de 2022 o projeto alcançou 3 escolas municipais.

Continuidade pós-ação

É o segundo ano que o projeto continua com ações de revitalização em uma escola localizada no município de São Sepé. A instituição iniciou as melhorias através do projeto integrar e com acompanhamento e suporte do projeto esse ano de 2022 expandiu as ações realizando reforma nas salas de aula também, além do muro que foi a ação inicial.

Integração entre projetos

Nessa edição realizou ações conjuntas com o 2° edital de apoio a projetos educacionais e culturais da Fundação Antonio Meneghetti que resultaram na construção de uma pracinha escolar e reforma na biblioteca.

“A concretização deste projeto não se deve apenas aos seus autores, mas a todos aqueles que de forma direta ou indireta se envolveram. Como diretora, agradeço a parceria com a Antonio Meneghetti Faculdade, que nos proporcionou a realização deste projeto”.

Simone Marluza Hoppe, Agudo-RS

“A sala mudou bastante, tudo bem pintado. A gente brinca com os fantoches, jogamos lá atrás. A sala é importante porque podemos brincar, podemos ler os livros que tem aqui. Gosto de ler, acho interessante, gosto do livro da ‘Branca de neve’”

Gabriela Luize de Mello Oliveira , Faxinal do Soturno-RS

“Muito feliz de ver aquele sonho, dar visibilidade para a escola através de um destaque na pintura do muro, que coloquei no papel quando escrevi o Projeto, hoje sendo realidade.”

Rozangela Freitas Figueira Aires, São Sepé - RS

“A Fundação Antonio Meneghetti auxiliou na reforma da parte elétrica e na construção de uma parte do telhado, então para a segurança do corpo docente e discente da escola, foi muito importante, pois no momento de chuva, sem o telhado arrumado, acabava danificando os materiais da escola, trabalhamos com muito empenho em 2021 e na abertura do próximo ano letivo a escola está completamente reestruturada”

Inajara Osório, Itaqui - RS

"Fiquei encanta com o cuidado e o capricho com as plantas, uma parceria que não tem preço, vejo nessa parceria só sucesso e amor, Participei do processo com muito carinho"