Campanhas e mobilização aconteceram em Santa Maria, Restinga Sêca, Faxinal do Soturno, Nova Palma, São Sepé e Agudo


Os projetos apoiados pela Fundação Antonio Meneghetti (FAM) por meio do Edital Formar para Transformar intensificaram durante os meses de maio e junho o apoio à população afetada pela enchente na Região Central do Rio Grande do Sul.


Com a expertise e auxílio da equipe da FAM, os participantes desenvolveram diferentes ações que vão desde o acolhimento às famílias atingidas até a realização de atividades lúdicas, buscando desenvolver o desejo de recomeçar. A FAM parabeniza todas iniciativas, que constroem e transformam por meio da ação.


Confira algumas iniciativas:

Em Restinga Sêca, arrecadações e atividades lúdicas


O Projeto A Música Gaúcha Como Instrumento De Aprendizagem, da Associação Tradicionalista Anita Garibaldi, de Restinga Sêca, que reúne 50 crianças e jovens da comunidade, realizou campanha de arrecadação de roupas, calçados e alimentos para os atingidos. A ação foi complementada por atividades lúdicas para os desabrigados, acolhidos no Ginásio Municipal. 


O Projeto Incluir, Brincar e Aprender… Será que Dá? realizou ação para a arrecadação de materiais escolares. O projeto se desenvolve no município de Restinga Seca, na EEEF Francisco Manoel.


A EMEF Leonor Pires de Macedo, através do Projeto Laboratório de Aprendizagem e Leitura, mobilizou-se desde o primeiro momento em auxílio aos alunos, familiares e vizinhos da escola. Além de contato por WhatsApp com cada responsável, fez levantamento de perdas e acolhimento. Por meio de parcerias com pessoas e empresas, foram montados e distribuídos kits escolares e fraldas e lenços umedecidos; realizado varal solidário em parceria com a Cooperleonor; e atividades recreativas e limpeza da escola. 


A equipe atuou também no auxílio ao cadastramento das famílias nos programas sociais ofertados pelos governos e instituições e auxiliando na busca de trabalho para quem perdeu o emprego.


O Projeto Revitalizando o Pomar da Escola: Uma Forma de Valorizar e Ampliar o Espaço Pedagógico de Forma Sustentável e Inclusiva, da EMEIEF Dezidério Fuzer, proporcionou acolhida e momento de oração e reflexão sobre os acontecimentos que levaram à suspensão das aulas. Também arrecadou doações para a comunidade escolar atingida pelas enchentes. A atividade teve como foco despertar e incentivar o espírito de solidariedade e gratidão nas crianças e profissionais que convivem na escola. O projeto envolve cerca de 140 alunos.

Projetos de Santa Maria organizam doações e acolhimento


Com 70% da comunidade escolar atingida pela enchente, os participantes do Projeto INOVELAB, da Escola Dr. Walter Jobim, de Santa Maria, realizaram doações de alimentos, kits de higiene, material escolar e brechó solidário. A iniciativa foi acompanhada por ações de acolhimento para mães e alunos.


O Projeto Acervo Histórico Professora Margarida Lopes e Crescer: as brincadeiras de faz de conta na construção do imaginário infantil também focou na arrecadação e distribuição de alimentos, kits higiene e roupas para as famílias da EMEI João Franciscatto e da comunidade do bairro São José, em Santa Maria e arredores. As famílias foram acolhidas no Varal Solidário, com distribuição de roupas para crianças e adultos.



O SOS Chuvas, idealizado pelo Projeto Grupo Comunica: Site, Instagram, Jornal e Games Como Metodologias de Comunicação e Aprendizagem, da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Naura Teixeira, arrecadou alimentos, roupas e materiais escolares. 

Agudo integra atividades


No município de Agudo, o Projeto Painel Sensorial Infantil, da EMEI Paraíso da Criança, e o Projeto Viajando através da Leitura, da EMEF Olavo Bilac, também realizaram ações em prol da comunidade que foi diretamente atingida pelas enchentes.

  São Sepé distribui pães e roscas


    Em São Sepé, as professoras da EMEI Dona Maria Liberata Fraga Prates, do Projeto Viagem no Mundo do Saber em Espaços Lúdicos, fizeram pães e roscas e arrecadaram roupas e alimentos não perecíveis, que foram distribuídos à comunidade escolar. 

Nova Palma atua em várias frentes



O Projeto Brincando e Evoluindo e o Projeto Ateliê Saberes e Fazeres, da EMEI Aquarela, do município de Nova Palma, fizeram uma ação conjunta em prol das vítimas das enchentes. Além de proporcionarem alimentação para os desabrigados no Salão Paroquial, realizaram mutirão para limpeza das casas, brincadeiras com as crianças, arrecadação e doação de roupas, comidas e brinquedos.

Faxinal foca na alimentação e abrigo



O Projeto Equipando A Cozinha Com Saúde: Capacitação para Alimentação Saudável em Comunidades Vulneráveis, desenvolvido no município de Faxinal de Soturno, realizou a arrecadação de alimento e abrigou pessoas no horto municipal.

Por Fundação Antonio Meneghetti 14 de abril de 2025
O projeto Bola Pra Frente realizou jogos na Escola Cândida Zasso, no município de Nova Palma, com o objetivo de estabelecer uma parceria com a escola para os jogos interséries. Durante a visita, foram promovidas atividades de pênalti com os alunos do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano. Os jogos aconteceram em formato de ida e volta. Ao final, os alunos puderam utilizar a quadra para a realização de um mini torneio de pênaltis. As atividades também incluíram a entrega de premiações e medalhas aos participantes.  O encontro foi realizado no dia 12 de abril e também teve como propósito divulgar o funcionamento do projeto Bola Pra Frente na cidade, além de incentivar a participação de novos alunos.
Por Fundação Antonio Meneghetti 3 de abril de 2025
O projeto Recriar deu início à entrega do “Meu Caderno do Recriar” para os participantes do projeto, começando pela EMEF Cândida Zasso. O material foi desenvolvido pelos próprios integrantes do projeto, com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem por meio de dinâmicas, jogos e atividades que auxiliam o trabalho das profissionais envolvidas, ampliando as possibilidades pedagógicas. Além dos recursos educativos, a apostila também conta com páginas para registro dos alunos e controle de presença, permitindo um acompanhamento mais eficaz das ações realizadas.  Com essa iniciativa, que aconteceu em 03 de abril, o Recriar reafirma seu compromisso com a educação e o desenvolvimento dos beneficiados.
Por Fundação Antonio Meneghetti 1 de abril de 2025
Os autores do livro "Volta ao mundo: Desbravando novas culturas", da Coleção Fanciullo, participaram de um encontro no auditório principal da Antonio Meneghetti Faculdade. Na ocasião, os 15 autores se reuniram para apresentação do livro e uma sessão de autógrafos, marcando mais um momento especial para a obra. O livro foi escrito pelos alunos contemplados pelo projeto Bolsa de Estudos Identidade Jovem Inclusiva, onde cada um escolheu um país de sua preferência como cenário para as narrativas.  Além da apresentação do livro, o encontro também teve como objetivo introduzir o projeto Bolsa Identidade Jovem aos novos alunos da AMF que irão participar do projeto. A programação, que aconteceu no dia 28 de fevereiro, contou com falas da coordenadora do projeto, Patricia Michelotti, e da gestora do Recanto Maestro, Sra. Any Rothmann.
Por Fundação Antonio Meneghetti 28 de março de 2025
O projeto Orquestra Jovem Recanto Maestro reuniu alunos, monitores e professores para uma formação especial na sede da Orquestra. O objetivo foi promover uma cultura de formação global e integral, permitindo que os participantes conhecessem melhor o contexto do Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro e tivessem contato direto com seus princípios. Os alunos foram divididos em dois grupos: um composto pelos estudantes e outro pelos professores e monitores. Na primeira parte da formação, foi apresentado a ambos os grupos um panorama sobre os 10 anos da Orquestra, a importância das formações que passarão a ocorrer mensalmente e a relevância de compreender o contexto em que a Orquestra Jovem Recanto Maestro está inserida. No auditório da Fundação Antonio Meneghetti, Eduardo Goulart e Gustavo Fronza, colaboradores da FAM, compartilharam uma visão abrangente das diversas áreas da Fundação e de seus convênios internacionais, destacando sua relevância cultural e global. Além disso, os alunos tiveram contato com projetos educacionais voltados à pesquisa e cultura. Monique Goularte e Bianca Jahn, coordenadoras do projeto OIKOS, ministraram uma formação sobre o descarte correto do lixo e a preservação do espaço. Já os professores participaram de um estudo sobre os princípios básicos da Ontopsicologia.  A formação, que ocorreu em 15 de março, contou com a participação de 60 alunos, 10 monitores, 10 professores e 10 diretores do projeto, marcando o início de um ciclo de aprendizado contínuo e fortalecendo o compromisso do projeto com a formação integral dos alunos, incentivando a conexão entre arte, cultura e conhecimento.
Por Fundação Antonio Meneghetti 28 de março de 2025
Os alunos do bacharelado em Gastronomia da AMF participaram de uma aula especial na horta do projeto Cultivando o Saber Fazer. Durante a atividade, os colaboradores do projeto explicaram como são cultivados os produtos utilizados na culinária, proporcionando uma experiência rica em aprendizado sobre os processos agrícolas. A chef Francesca Lopresti, chef do Colibri Ristorante e professora do curso, orientou os alunos na colheita das flores de abóbora, que serão utilizadas na preparação de pratos especiais. A atividade buscou integrar o conhecimento sobre o cultivo de alimentos com a prática da gastronomia, incentivando os alunos a explorar os sabores e os ingredientes de forma mais consciente e sustentável.  A aula, que aconteceu no dia 27 de março, foi uma excelente oportunidade para os alunos vivenciarem a origem dos produtos que utilizam em suas receitas e aprenderem sobre a importância do cultivo responsável.
Por Fundação Antonio Meneghetti 26 de março de 2025
O Projeto Recriar retomou suas atividades nas escolas em 2025, atuando em 12 instituições de ensino em seis municípios diferentes. Neste início de ano, a equipe realizou a primeira ação do projeto, aplicando uma avaliação individual para os alunos. Elaborado pelas profissionais durante os meses de janeiro e fevereiro, o teste tem o objetivo de verificar o nível de alfabetização de cada criança antes das intervenções pedagógicas. A partir dos resultados, as educadoras conseguem identificar as necessidades específicas dos alunos e adaptar as estratégias de ensino, garantindo um acompanhamento individualizado. Dessa forma, o projeto busca potencializar o aprendizado, respeitando o ritmo e as particularidades de cada estudante.  As ações começaram dia 10 de março e seguiram com a implementação das ações pedagógicas baseadas nas avaliações, proporcionando um suporte mais efetivo para os alunos.
Por Fundação Antonio Meneghetti 25 de março de 2025
Após uma análise detalhada e criteriosa de 158 projetos inscritos ao total, 53 projetos foram selecionados para implementar e colocar em ação as suas propostas neste ano de 2025. A avaliação foi conduzida por uma Banca Avaliadora especializada composta por 21 profissionais altamente qualificados, sendo Professores Doutores, Mestres e Especialistas, incluindo Professores integrantes do Corpo Docente da AMF e Parceiros da Fundação Antonio Meneghetti. Esta equipe de avaliadores teve um papel fundamental na avaliação e na escolha dos novos projetos. Além do suporte financeiro, a Fundação estará ao lado dos projetos durante os 11 meses de execução, oferecendo orientação e acompanhamento para garantir o pleno desenvolvimento de todas as iniciativas. Queremos também expressar nosso reconhecimento aos projetos que não foram aprovados neste momento. Sabemos que todas as propostas são valiosas e merecem destaque. A Fundação incentiva que busquem parcerias com a comunidade escolar, empresas e até egressos da Escola, pois acreditamos que com o engajamento de todos, muitos desses projetos podem ser realizados. A Fundação Antonio Meneghetti segue de portas abertas para futuras parcerias. Agradecemos imensamente a dedicação de todos os participantes e seguimos comprometidos em apoiar iniciativas transformadoras que tragam mudanças positivas à nossa sociedade, com foco no desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, na formação humana responsável e, sobretudo, na formação e desenvolvimento de lideranças para o nosso Brasil!
Por Fundação Antonio Meneghetti 24 de março de 2025
O edital Formar Para Transformar iniciou a fase de avaliação dos projetos inscritos em sua quinta edição, com um total de 161 projetos submetidos, dos quais 158 foram homologados. Os projetos abrangeram as categorias de Escrita Criativa e Pesquisa, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Patrimônio Cultural, Revitalização e Qualidade de Vida, Sustentabilidade e Inovação, e Tecnologia e Inteligência Artificial. No total, cerca de 320 professores de 16 municípios da Quarta Colônia defenderam suas propostas nas salas de aula da AMF. As avaliações foram conduzidas por sete bancas compostas por mestres, doutores e professores da Antonio Meneghetti Faculdade, que avaliaram os objetivos, metodologias e a viabilidade dos projetos. Além de recursos financeiros, o edital também prevê acompanhamento contínuo dos profissionais envolvidos, com a avaliação dos resultados obtidos ao longo da execução. A equipe da Fundação acompanha cada projeto de perto, trocando experiências e oferecendo suporte para inspirar novas ações em prol do desenvolvimento da sociedade.  As apresentações dos projetos ocorreram durante três dias consecutivos, de 17 a 19 de março, com momentos de troca de experiências e discussões entre os participantes, proporcionando um ambiente enriquecedor para o aprimoramento das propostas e o fortalecimento das ações voltadas para o desenvolvimento social.
Por Fundação Antonio Meneghetti 19 de março de 2025
O Projeto Despertando a Formação Inteligente por meio da Leitura retornou às atividades de 2025 nas escolas EMEF La Salle e EEEF Pe. Rafael Iop em São João do Polêsine, e EMEF Paulo Freire e EMEF Santa Rita de Cássia, em Faxinal do Soturno. As bibliotecas itinerantes marcaram presença nas escolas, oferecendo um espaço de aprendizado e descoberta para os estudantes. Durante as atividades, as crianças tiveram acesso a uma diversidade de livros, estimulando o hábito da leitura e o desenvolvimento do pensamento crítico.  Além disso, foram realizadas brincadeiras infantis e dinâmicas educativas, promovendo a interação entre os alunos e tornando o aprendizado mais envolvente. O projeto, que iniciou suas atividades em 14 de fevereiro, segue com o compromisso de despertar o interesse pela leitura e apoiar o desenvolvimento das crianças.
Por Fundação Antonio Meneghetti 10 de março de 2025
O Projeto Bola Pra Frente, da Fundação Antonio Meneghetti, firmou uma parceria com o Projeto Municipal de Futsal de Pinhal Grande. Para apresentar a iniciativa, foi realizada uma reunião no salão do bairro Limeira, reunindo pais e responsáveis pelos alunos inscritos. A parceria busca proporcionar formação esportiva e desenvolvimento integral para crianças e jovens, incentivando valores como disciplina, respeito, responsabilidade e trabalho em equipe. As atividades serão realizadas no Ginásio Municipal de Esportes, às segundas e quintas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde, atendendo aproximadamente 85 alunos de 7 a 16 anos.  Segundo a secretária de educação, Tatiane Burin Cancian, a iniciativa incentiva os estudantes a aprenderem em grupo, compreendendo que ganhar ou perder faz parte do processo de evolução e do comprometimento com o próprio crescimento. A reunião ocorreu no dia 06 de março, marcando o início das atividades do Bola Pra Frente na cidade.
Show More