
As vans do Projeto Despertando a Formação Inteligente por meio da Leitura, da Fundação Antonio Meneghetti (FAM), ganharam novas cores para um ano repleto de atividades. Agora, as Bibliotecas Itinerantes vão circular pelos municípios e escolas da Região Central do Estado vibrando nos tons de azul e vermelho.
Voltado para crianças de 1º a 5º ano de escolas públicas, que dedicam em média uma hora prevista para as atividades escolares para participar do Projeto, o Despertando a Formação Inteligente por Meio da Leitura incentiva a leitura de textos e de mundo por meio de obras da literatura infantil e juvenil de diversos autores de diferentes épocas. Também os livros da Coleção Fanciullo, projeto da FAM, integram as bibliotecas.
A leitura de livros diversos mostra como a informação age em cada pessoa, possibilitando um processo de aprendizagem de si mesmo a partir da interação com a obra literária. Além disso, a leitura como ferramenta serve ao estímulo do processo cognitivo, aumento de vocabulário, incentivo à criatividade e ampliação de visão de mundo.
A convite de escolas e prefeituras, o Projeto Despertando a Formação Inteligente por Meio da Leitura encena peças teatrais a partir das obras preferidas dos alunos, participando de eventos estudantis e também comunitários.
Em sintonia com dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade (ODS 4) e Redução das Desigualdades (ODS 10) da ONU, já beneficiou mais de 4 mil crianças e jovens.









