
No final de julho, 38 jovens músicos participaram da residência musical de inverno, no Recanto Maestro. Durante 10 dias, as crianças e adolescentes – que passaram por uma etapa de seleção – pernoitaram na Casa do Estudante da AMF. Os integrantes da Orquestra Jovem Recanto Maestro tiveram uma rotina repleta de atividades. Além dos intensos ensaios de naipes e ensaios geral diários, também desenvolveram atividades com pedagogos e professores FOIL. Divididos em duas turmas, os jovens realizaram atividades por meio do Projeto Cabeça bem Feita – que visa incentivar o cuidado com o corpo e a mente. Concomitantemente, os professores e monitores participavam de grupos de estudo.
Após as atividades diárias, na quarta-feira, os músicos tiveram a visita do Projeto Despertando a Formação Inteligente por meio da Leitura. Após uma conversa de incentivo, os alunos retiram um exemplar de livro literário, levando para casa com o desafio de ler e repassar para os colegas. Daqui a seis meses, na residência de verão, haverá um novo encontro, com a devolução dos livros lidos.
Além dos 38 residentes, mais 35 músicos vieram diariamente para o Recanto Maestro para os ensaios durante a manhã e a tarde. Para demonstrar o trabalho intensificado na residência, aconteceram dois recitais abertos, nos dias 28 e 29, com professores e músicos internacionais. O grande encerramento aconteceu no Auditório Principal da AMF, no dia 30 de julho, com início às 10h30 e entrada franca. A Orquestra contou com regência de Antonio Borges-Cunha e presença dos convidados internacionais: Miguel Salazar (Violino), Adriana Villarroel (Piano) e Ulyses Ascanio (Violino e Regência). Mais de 150 pessoas, entre alunos AMF e comunidade, prestigiaram o encerramento.
;









