Recanto Maestro sedia 1º Seminário Regional de Educação da 4ª Colônia

Evento na AMF reuniu comunidade escolar de Silveira Martins, Ivorá,
Nova Palma, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine e Dona Francisca
A abertura do ano letivo na 4ª Colônia de Imigração Italiana aconteceu neste dia 8 de fevereiro na Antonio Meneghetti Faculdade, com a realização do 1º Seminário Regional de Educação da 4ª Colônia. Participaram do evento cerca de 300 pessoas, entre prefeitos, secretários municipais de Educação, gestores escolares e professores das escolas dos municípios de Silveira Martins, Ivorá, Nova Palma, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine e Dona Francisca, que tiveram um dia repleto de apresentações sobre temas inclusivos e pertinentes ao dia a dia do trabalho nas escolas.

Com abertura da Curadora Estratégica da Fundação Antonio Meneghetti, apoiadora do evento, Sra. Any Rothmann, o seminário contou com quatro painéis. Pela manhã, Experiência Docente e Autocuidado: o valor pessoal como dignidade e orientação profissional, apresentado pelo professor da AMF e doutor em Filosofia, Bruno Fleck da Silva; Biodiversidade de Aves no Geoparque Quarta Colônia: o Ornitoálbum como recurso didático-pedagógico, pelas autoras do álbum, doutora em Educação Rosemar de Fátima Vestena e mestre em Ensino de Ciências e Matemática Mariana Sarturi Hundertmarck.

À tarde, os participantes tiveram a apresentação Povos Originários e Comunidades Quilombolas da 4ª Colônia: possibilidades de trabalho em sala de aula, pela doutora em História Monica Rossato; e A Importância do Professor para a Aprendizagem Através dos Resultados do Saers, apresentado pelo mestre em Ensino de Ciências e Matemática Vagner Zulianelo.

A iniciativa das secretarias municipais de Educação foi saudada pela Sra. Any Rothmann, que destacou a importância de o Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro ser a sede deste 1º Seminário. “Estar junto dos professores, das salas de aula, é um dos objetivos da FAM, que se sente muito próxima das comunidades escolares com o Projeto Estamos Juntos, nosso braço de formação através da educação. E este Seminário, assim como o Estamos Juntos, incentiva os professores a priorizar a ação docente a partir de um olhar comprometido consigo, resgatando o próprio valor pessoal. Então estamos muito contentes em abrigar este evento, realizado em conjunto pelas secretarias de Educação; que venham os próximos.”
O Seminário, apoiado também pela AMF, contou com apresentação da Orquestra Jovem Recanto Maestro, projeto promovido pela Fundação Antonio Meneghetti e gerido pela Associação OntoArte.









